Responsáveis pelo sucesso da Expedição!

Quem faz a coisa acontecer por lá são os indígenas da comunidade de Paraitepuy, pessoas muito simples, com um baita coração e dispostas a ajudar em tudo que for preciso para te dar o maior conforto possível durante nossa expedição. São eles que cozinham, montam as barracas, buscam agua, carregam todos os equipamentos coletivos e sempre com muita alegria, com certeza vai cativar cada um de vocês durante essa baita experiencia!

Difícil resumir o que é a expedição ao Monte Roraima...é muito mais que uma viagem ou um trekking e sim uma imersão total numa experiencia que com certeza mudará sua vida!

De uma olhada no que te espera!

História

No ano de 1595, durante a colonização britânica e espanhola, foi descoberta a incrível Montanha de Cristal, mais comumente chamado de Monte Roraima. Porém só foi escalado pela primeira vez no ano de 1884, pelo aventureiro Everard Ferdinand Im Thurm. O Monte Roraima já foi fonte de inspiração para escritores como Arthur Conan, que descreveu com maestria em seu livro O Mundo Perdido (1912), as riquezas naturais e belezas da região.

Destino certo dos aventureiros que apreciam a natureza a cerca de Mil metros de altura. O Monte Roraima está localizado na tríplice fronteira da Guiana, Venezuela e Brasil. É dividido da seguinte maneira: 5% de sua área pertence ao Brasil, 10% a Guiana e 85% Venezuela. Porém a administração é parte do estado de Roraima, especificamente na cidade de Uiramutã.

É formado por falésias (formações rochosas caracterizadas por ter seu limite no encontro com o mar). Possui um formato de platô e é cercada pelas vegetações da Savana e Floresta Tropical. No formato de arco, possui uma parte estreita no centro com um enorme circo natural (depressão topográfica, geralmente com formação de lagos) do lado Noroeste. Sua formação principal se deu pelo elevado índice pluviométrico da região, e que culminou a formação das cavernas e pseudocarstes. A fauna e flora se adaptaram as condições geológicas e de clima da região, por isso a enorme presença de plantas carnívoras que capturam insetos para suprir sua necessidade de nutrientes.

O nome Monte Roraima pode ser traduzido para o espanhol como Tepuy Roraima ou Cerro Roraima. O Monte Roraima faz parte do território brasileiro no chamado Parque Nacional do Monte Roraima e também venezuelano, no Parque Nacional Canaima. O ponto mais alto está localizado no extremo Sul, e marca 2.800 metros de altura, seguido por 2.772 metros, localizado no lado norte.

Por estar localizado próximo a Linha do Equador, o clima predominante no Monte Roraima é o tropical, com temperaturas médias o ano todo, entre 20 e 22ºC. Nos meses de Dezembro a Março acontece o período de Seca. No topo da montanha a temperatura é menor, na faixa de 10ºC (dia) e 2ºC à noite. Pela altitude e índice pluviométrico (entre 2.000 a 4.000 milímetros), a unidade do ar permanece entre 70% e 85%.

A partir da década de 80 começou a se popularizar entre os praticantes de trekking, tanto pela geografia, quanto pela facilidade no acesso e as práticas de escalada. Para chegar ao topo da montanha, existe um caminho pelo lado Sul, cuja passagem fica na beira de um dos muitos despenhadeiros.

Como vai rolar essa Trip...

Essa trip vai rolar no formato expedição, haverá uma equipe de carregadores para as barracas e alimentação de todo o grupo assim como uma pessoa responsável pelo preparo de toda essa alimentação para o grupo, é importante ter Preparo físico antes de encarar esta jornada.

Vão ser 7 dias e 6 noites de muita aventura e se o tempo ajudar, muito visual pois é uma região única com muita beleza natural conservada.

Dados da trilha

Data: 01 a 09 de novembro de 2024

Ponto de encontro: Boa Vista/ RR

Dificuldade Física: Difícil

Dificuldade Técnica: Difícil

Ganho de elevação: 2945 m

Perda de elevação: 2945 m

Tempo: 7 dias

Distância: 63 km aprox

Classificamos esse trekking como difícil por ser muitos km e muito dias fazendo com que haja um desgaste físico e mental pra quem não está acostumado. São poucos pontos técnicos, mas que demandam atenção. Como haverá apoio com carregadores para a alimentação e barracas fica mais tranquilo e acessível pra maioria das pessoas saudáveis e com um bom preparo físico.

Cronograma

Dia 1 nov

Ponto de encontro em Boa Vista

Dia 2 nov

BOA VISTA – RÍO TÉK

Saída de Boa Vista as 05:00

As 07:00 vamos parar para tomar café da manhã (não incluso)

9:30 Chegamos na fronteira

10:00 Saída para Paraytepuy, pegamos uma estrada de terra que nos leva por rios e savanas até Paray Tepuy de Roraima (aldeia indígena Pemón localizada a 1400 m.a.s.l.).

Neste passeio de 2 horas podemos apreciar e fotografar a cadeia Tepuyana formada por Roraima. Kukenan, Yuruani, Wadaka, Karaurin, Ilu e Triamen Tepui.

12:00 Chegada em Paraytepuy, onde nos esperam os carregadores indígenas que levarão toda nossa comida, barracas e utensílios de cozinha.

O caminho começa em declive onde atravessamos uma ravina e uma floresta em que vive o Bellbird, uma espécie nativa muito procurada pelos observadores de aves. Em seguida, uma forte subida nos levará a observar uma extensa savana que devemos atravessar até chegarmos ao rio Tek, onde o acampamento já estará montado com barracas.

Tempo de caminhada: 5 horas

Distância: 12 Km

Altura: 1050 m.a.s.l.

Dia 3 nov

ACAMPAMENTO BASE

Hoje acordamos cedo para curtir o nascer do sol com o Kukenan e Roraima já bem próximos.

Após um banho de rio energizante e um delicioso café da manhã, nos preparamos para continuar a caminhada. Após 30 minutos de viagem cruzamos o Rio Kukenan e continuamos em uma leve subida e aos poucos começamos a ver detalhes do paredão de Roraima e da formação Maverick. No final do passeio nos encontramos com uma série de colinas que nos dão as boas-vindas ao Acampamento Base. Após o almoço teremos tempo para dar um mergulho gelado no rio e descobrir onde será a subida de amanhã.

Tempo de caminhada: 4 horas

Distância: 9 Km

Altura: 1870 m.a.s.l

Dia 4 nov

A subida ao tepui será feita pela rota de Im Thurn e Perkins que em 1884 eles conseguem chegar ao cume pela primeira vez. Nesta subida poderemos observar plantas únicas como a grande Brocchinia cordylinoides (da mesma família do ananás) e Stegolepis guianensis (com alto teor nutricional) enquanto subimos por uma floresta densa ajudando-nos com as raízes e troncos das árvores. Para chegar à rampa final, devemos atravessar a cachoeira descrita pelos primeiros exploradores e o prêmio será apreciar as gigantescas samambaias com mais de 300 anos.

Ao chegar ao cume, as formações rochosas cobertas por um fungo negro e esculpidas pela água e pelo vento em múltiplas formas nos transportarão para um mundo imaginário apenas comparável à superfície lunar. Uma vez no cume caminhamos mais 30 minutos até chegarmos aos chamados Hotéis, formações rochosas que nos protegem contra chuva e vento. Depois de montar as tendas podemos explorar a zona dos jacuzzis.

Tempo de caminhada: 4 horas

Distância: 4.5 Km

Altura: 2800 m.a.s.l

Dia 5 nov

Ponto Triplo, Fosso e Vale dos Cristais

Após o café da manhã, faremos uma caminhada desde nosso Hotel (Caverna), até Punto Triplo, chegaremos primeiro ao Valle de los Cristales, o maior do Tepuy. Em seguida, caminharemos até o Ponto Triplo para observar a zona do Marco Geográfico que divide Venezuela, Brasil e Guiana.

Tempo de caminhada: 8 horas

Distância: 14 Km

Altura: 2700 m.a.s.l.

Por fim, visitaremos o fosso, uma caverna onde podemos tomar um delicioso banho de água gelada (o mais frio dos tepui). Almoçaremos neste local.


Dia 6 nov

JANELA / ABISMO / JACUZZIS / MAVERICK

Neste dia faremos caminhadas exploratórias no Tepuy. Apreciaremos as melhores paisagens e poderemos capturá-las em fotos únicas, divertidas ou de grupo. Aqui todas as excursões dependerão do clima. Para um deles "A JANELA". Nesta caminhada observaremos a parede leste de Roraima, em frente ao vizinho Tepuy Kukenan e abaixo veremos a Selva da Guiana. Tomaremos café da manhã quando retornarmos ao acampamento por volta das 9h30, o resto do dia passaremos para recuperar e fazer pequenas caminhadas por rachaduras, jacuzzis e jardins naturais para apreciar a extraordinária flora e fauna do topo de uma tepuy. Também podemos ir ao ponto mais alto de Roraima EL MAVERICK, para uma vista espetacular da savana por onde caminhamos nos dias anteriores.

Tempo de caminhada: 5 horas

Distância: 10 Km

Altura: 2700 m.a.s.l.

Dia 7 nov

RIO TEK

Hoje nos despedimos do cume do Mundo Perdido e teremos a última oportunidade de observar a Oreophrynella quelchi ou sapo Roraima. Pequeno anfíbio preto que conseguiu sobreviver nessas condições adversas. No caminho de volta paramos no acampamento base para descansar e comer, depois continuamos passando pelo rio Kukenan até chegarmos ao rio Tek.

Tempo de caminhada: 7 horas.

Distância: 13.5 Km

Altura: 1050 m.a.s.l.

Dia 8 nov

DE VOLTA A BOA VISTA

Após o café da manhã saímos de Río Ték para Paraitepuy de Roraima, almoçamos em San Francisco de Yuruani (Comunidade Indígena) para finalmente retornar a Boa Vista.

Saída para Boa Vista as 13:00

Chegada em Boa Vista as 20:00 aprox

Dia 9 nov

Retorno para sua cidade

Visitaremos os seguintes pontos de interesse nem todos mencionados no cronograma:

  • Pedra Maverick

  • Mirante do Indio

  • Mirante Coati

  • jacuzzi

  • Abismo

  • La ventana

  • O Fosso

  • Triplice fronteira

  • Vale dos Cristais

  • Rio Arobopó

Os horários podem variar devido a Trânsito, ritmo de grupo, previsão do tempo ou decisão dos guias para preservar a segurança do grupo ou mesmo garantir a melhor experiência. O trajeto pode ser alterado conforme a necessidade do grupo levando em consideração o preparo físico, condição meteorológica e também lotação de algum dos pontos de acampamento porém caso algum atrativo não consigamos visitar se possível adicionaremos outros atrativos para que você tenha o Máximo proveito dessa baita experiência

Inclusos no investimento

  • Transporte de Boa Vista - Fronteira

  • Transporte Fronteira - Paraitepuy

  • Transporte em 4x4 de Paraitepuy a San Francisco de Yuruani

  • Transporte de San Francisco de Yuruani até Fronteira

  • Transporte da Fronteira - Ven a Boa Vista - RR

  • 1 Guia NA Trekking

  • 1 Guia Local

  • Equipe de Carregadores para alimentação e barracas ( mais de 20 pessoas envolvidas)

  • Café da Manhã em todos dias de Trekking

  • Almoço em todos dias de Trekking

  • Jantar em todos dias de Trekking

  • Cozinheiro

  • Rastreamento em tempo real via Spot X

  • Atualização dia a dia no Instagram da N.A para os familiares.

  • Duas camisetas exclusivas N.A Trekking

  • Um boné N.A Trekking

  • Barraca compartilhada (2 pessoas)

  • Banheiro Ecológico

  • Almoço em San Francisco de Yuruani

  • Acompanhamento e ajuda para organizar os equipamentos e toda a logística para a chegada em Boa Vista.

  • Assessoria antes e depois da expedição

  • Faremos encontros virtuais com os Participantes para tirada de dúvidas. (Equipamentos e Roteiro)

  • Taxa de 10 dólares do parque.

  • Taxa que o governo Venezuelano está querendo implementar no valor de 10 dólares para o turista.

  • Seguro individual internacional com extensão para atividades de aventura. (cobertura 2 a 8 de novembro de 2024)

  • Equipamentos de cozinha.

  • Transporte dos equipamentos desde a saída de Boa Vista até a Venezuela e no retorno para Boa Vista novamente. (poderá ser fixado em cima dos veículos caso necessário)

Não Inclusos no investimento

  • Passagem aérea de sua cidade até Boa Vista

  • Passagem aérea de Boa Vista até sua cidade.

  • Alimentação fora do Período do Trekking que não tenha sido mencionada na aba (incluso)

  • Carregadores para seus equipamentos de Trekking (pode contratar caso queira, custo não incluso)

  • Equipamentos de Trekking exceto barraca

  • Hospedagens

  • Qualquer gasto que não tenha sido mencionado na aba "incluso".

    Qualquer duvida só perguntar.

Investimento

A vista no Pix tem 25% de desconto fica R$5.525,88

ou

Parcelado no Pix tem 20% de desconto fica R$5.894,27 em 1+8 de R$654,91 sem juros

(fev,mar,abr,mai,jun,jul,ago,set,out)

ou

Sem desconto fica R$7.367,84 no cartão em até 12 vezes sem juros

(12 x R$613,98) aprox

Depoimentos

Separamos alguns depoimentos de nossos clientes sobre as operações da NA Trekking

Alguns grupos que já guiamos

Equipamentos Necessários

Sugestão de equipamentos:

Esta Expedição será feita na modalidade Com apoio, onde haverá carregadores para a barraca dupla já inclusa no pacote e toda a alimentação (Café da manha, almoço e janta)

  • Saco de Dormir - com temperatura conforto de 5 a 0°c

  • Mochila de ataque

  • Isolante térmico

  • Mochilão de no min. 50 litros

  • Bota de trekking impermeável - Meias extras - chinelo/papete

  • Lanterna de cabeça + pilhas extras

  • Anorak impermeável

  • Fleece grosso para frio, gorro

  • Chapéu, Óculos de sol e bandana

  • Luva e Touca

  • Sacos estanque para manter tudo seco

  • 2 Recipiente para água de 500ML (total 1 litro de autonomia)

  • Hidroesteril ou clorin para Tratamento da água

  • Fogareiro de trekking (caso queira fazer algo além do café da manhã/almoço e janta)

  • kit panela Talheres (caso for fazer algo além do Café da manha/Almoço e Janta)

  • kit com medicamentos de uso pessoal e itens de higiene

  • Protetor solar e labial

  • Repelente

  • Corda Fina para Varal

  • Prendedores de roupa

  • Vestuário adequado: Bota para trekking pré-amaciados confortáveis e resistentes e a prova d'água, calça comprida, camiseta de manga longa, de preferência tecidos leves de secagem rápida, boné ou chapéu, agasalho para frio.

  • A temperatura a noite pode facilmente ficar abaixo dos 0°c na região.

  • Atenção: Leve somente o necessário na mochila, quanto maior o peso da mochila maior será a dificuldade e o desgaste físico!

CONDIÇÕES DO TEMPO: NÃO PODEMOS GARANTIR TEMPO BOM NO DIA DA TRIP, APENAS CANCELAREMOS OU ADIAREMOS SE AS CONDIÇÕES METEOROLÓGICAS COLOCAREM EM RISCO A SEGURANÇA DOS PARTICIPANTES OU SE NÃO ATINGIREM 80% DAS VAGAS PREENCHIDAS.

O que está esperando?
Garanta a sua vaga!

Política de Cancelamento

Atenção

Essa trip seguira todas as regras e decretos estabelecidos na data, podendo ser necessário o uso de carros normais caso não puder contratar vans e também poderá ser adiado caso haja alguma proibição da pratica esportiva. Nesse caso seu investimento ficará como credito para você utilizar no evento á sua escolha.

CONDIÇÕES DO TEMPO: NÃO PODEMOS GARANTIR TEMPO BOM NO DIA DA TRIP, APENAS CANCELAREMOS OU ADIAREMOS SE AS CONDIÇÕES METEOROLÓGICAS COLOCAREM EM RISCO A SEGURANÇA DOS PARTICIPANTES OU SE NÃO ATINGIREM 80% DAS VAGAS PREENCHIDAS.


Politica de Cancelamento

Para essa Expedição em especial devido a quantidade de logística empregada, assim como a quantidade de serviços que terão que ser contratados como: Transporte, Carregadores, cozinheiro, transporte 4x4, Guia Local venezuelano e outros.., nos reservamos o direito de reter possíveis valores advindos de multas aplicadas por todos esses prestadores de serviço que estarão disponíveis para nossa expedição. Por isso antes da compra esteja ciente que além das regras que estão disponiveis abaixo poderá haver retenção de outros valores.

Em caso de cancelamento por iniciativa do cliente, a N.A.Trekking providenciará a possível devolução conforme especificado abaixo e de acordo com a deliberação normativa nº 161 de 09 de agosto de 1985 da EMBRATUR.

* Cancelamento até 30 dias do início da viagem: 80% do valor total;

* Cancelamento entre 29 e 21 dias do início da viagem: 70% do valor total;

* Cancelamento entre 20 e 08 dias do início da viagem: 50% do valor total

* Cancelamento a menos de 07 dias do início da viagem: Sem devolução

Por isso tenha a certeza que realmente nessa data poderá participar da atividade.

*Situações que impossibilitem o evento por motivo de força maior devido a fatores climáticos, de acesso ou que possam interferir na segurança dos participantes ocasionará reversão do valor pago em crédito para uso viagens futuras conforme disponibilidade e condições da N.A Trekking.

* O não comparecimento na data, hore e local de apresentação determinados para o embarque será considerado "no-show", implicando a perda total do valor pago.

* O contratante que, por livre e espontânea vontade, se desligar do grupo durante a viagem ou trocar a hospedagem contratada, assumirá toda e qualquer despesa decorrente dessa atitude, sem o direito a reembolso.

* Em caso de desistência durante o roteiro por motivos pessoais o participante arcará com todos os custos que possam ser gerados com sua saída do evento. (Logística)


Nossos Patrocinadores